Desculpe o transtorno, mas preciso falar da Fundação Pró-Sangue

Minha intenção com essa postagem é reunir as informações mais relevantes e fundamentais para quem um dia já pensou em doar sangue e ainda se interessa em contribuir para o banco de sangue do país. É fato que tais explicações não são tão divulgadas nas mídias sociais e canais de comunicação, ou pelo menos eu nunca tive acesso fácil as etapas de coleta, como por exemplo, quais os requisitos básicos a serem seguidos, ou onde realizar a doação. 

Desde a última aula de biologia no cursinho preparatório para o vestibular, venho pensando na situação atual do Brasil em relação aos hemocentros e a quantidade de doações que são feitas, e isso é algo realmente triste, e não é à toa que esse tema poderia se tornar assunto para a redação do ENEM deste ano, já que essa crise do estoque parece não diminuir. Para quem precisa de uma simples transfusão, a espera pode ser o fim.

Infelizmente, ainda são poucas as pessoas que tem a iniciativa de fazerem essa boa ação com o próximo, e algumas vezes é por falta de informação e principalmente incentivo, e espero que esse texto possa mostrar que uma simples atitude pode salvar a vida de alguém. Doar sangue é uma oportunidade de mostrar a si mesmo que está disposto a ajudar o próximo, é uma ação que vai significar muito para alguém de algum lugar. Sempre tive a vontade de fazer pelo menos uma doação de sangue na vida, porém até o momento não posso, já que não tenho 50kg, o mínimo exigido. 

Antes de realizar a coleta, você passa por uma entrevista com um profissional que irá dizer se a pessoa é apta para a doação, por isso é preciso agir com ética e sinceridade no momento da seleção, pois a falta disso pode gerar transtornos para o receptor. 

  • Requisitos básicos
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

  • Impedimentos temporários
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
» Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
» Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
» Vacina contra gripe: por 48 horas.
» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

  • Impedimentos definitivos
» Hepatite após os 11 anos de idade.
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
» Uso de drogas ilícitas injetáveis.
» Malária.

  • Intervalos para doação
» Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
» Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Todas essas informações foram retiradas do site oficial da Fundação Pró-Sangue, ou seja, de uma fonte confiável e que não gere possíveis dúvidas. No mesmo link é possível encontrar as etapas da doação e como ela é feita, 

se tiver interesse em conhecer as etapas por trás da doação, nesse link  você enc


















Comentários

Postagens mais visitadas