Permita-se mudar


Lembro-me de quando tudo começou a mudar, a rotina virou outra, as amizades viraram de cabeça para baixo, e o mundo finalmente parecia diferente. Me recordo das noites em que eu não conseguia dormir de tanta ansiedade, das manhãs em que eu não queria acordar de tanto, das vezes em que eu só pensava em desistir e abrir mão de toda a caminhada apenas para recomeçar cada um dos meus passos. Hoje se trata de um post especial, uma sentença que estava ficando quase pronta no peito. 

Sou um quebra-cabeça na qual as peças estão sempre mudando, trocando de lugar, refazendo os detalhes, observando algum ponto de vista que até então parecia desconhecido. Não sou alguém que se encaixa no comum ou que se encanta pelo padrão, sou uma mistura de tudo que é diferente, incomum e extraordinário.

Foi exatamente esse pensamento que me levou a começar o curso Técnico em Serviços Jurídicos. Comecei a ter uma experiência nova que superou as expetativas de tudo o que já havia estudado antes. Claro que tive algumas decepções no meio do caminho muitas, na verdade me arrependi de ter cruzado com certas pessoas, desejei profundamente desfazer algumas amizades, passei momentos de raiva e perdi a paciência tantas vezes, mas estou aqui quase concluindo o 1° módulo totalmente apaixonada pelo quanto pude amadurecer com toda essa vivência. 

Esse ano me apresentou surpresas que eu nunca se quer esperei. Passei grande parte dos meses me dedicando no cursinho para prestar o vestibular/ENEM, e apenas isso já foi o suficiente para me deixar exausta e cansada em tão pouco tempo, mas foi um segundo ano de preparo e dedicação que me fizeram entender que estudar não é tão simples como algumas pessoas costumam dizer, é um processo que envolve muita concentração, esforço e planejamento, que também está intrínseco ao nosso lado emocional. E tudo o que consegui aprender será levado comigo para as próximas etapas da minha vida, para cada degrau uma lição aprendida, cada tropeço e erro uma mudança para melhor. 

E sobre os erros, eles são necessários. As quedas são essenciais para o nosso fortalecimento, para cauterizar os nossos medos e inseguranças, para mostrar que podemos ultrapassar qualquer barreira que seja imposta para nós, é assim que superamos os próprios limites que achamos ter, pois os únicos impasses que existem são aqueles que nós mesmos criamos, são os nossos complexos e as nossas inquietudes.

Me desesperei por tantas coisas e por tantas pessoas, mas se eu soubesse que nenhuma delas fosse fazer a menor diferença na minha vida, eu teria desistido no primeiro momento em que as conheci ou no instante em que soube de certas coisas. E foi exatamente isso que me fez querer colocar todos os outros em segundo plano ao invés de perder a cabeça e as noites de sono por pessoas que nunca me conheceram de verdade, por pessoas que não mereciam o meu tempo e nem uma gota do meu suor. A prioridade passou a ser eu e todos aqueles que sempre amei, aqueles que eu seria capaz de dar meu coração para continuar amando e um deles é o amor da minha vida. Aprendi a valorizar as pessoas certas e a querer do meu lado só quem é capaz de acrescentar boas sementes a serem colhidas e não quem faz o jardim secar ou as flores morrerem.

Demorei muito para aprender a ser eu de verdade e não a versão de mim que só queria agradar a todos. Por isso eu digo que ainda não é tarde para se permitir mudar, refazer os passos dados, desconstruir escolhas e se afastar de quem é tóxico do mesmo jeito que eu fiz. Com a ajuda da pessoa mais especial e importante eu consegui sobreviver a todos os dias ruins da minha vida, seja aquelas tempestades em que o barco estava quase virando ou aqueles verões em que tudo parecia de ponta cabeça, eu venci e mudei. 

Comentários

  1. hermoso blog.
    ps: si quieres visita y sigue mi blog

    https://feliciasalvati.wordpress.com/2017/12/06/fernando-gamboacapitan-riley-premio-eriginal-books-mejor-novela-de-accion-y-aventuras-de-2017-las-aventuras-del-capitan-riley/

    ResponderExcluir
  2. Luaaa, eu fico extremamente feliz por te ver mudando, amadurecendo e recomeçando. 2017 com certeza não foi um ano fácil, mas pelo menos nos fez aprender e muito. Acredito no clichê que nada acontece por acaso e por isso mesmo você passando por inúmeras situações complicadas, você pôde tirar uma lição de tudo. Daqui te mando só energia positiva e desejo que as mudanças te façam ainda melhor! Um super beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vic, eu fico tão feliz por te ver aqui, significa muito para mim, e poder escrever com o sentimento de recomeçar me dá esperanças para esse novo ano, que todas as nossas forças possam ser renovadas. Eu aprendi tanto, algumas vezes eu precisei quebrar a cara e ver o quanto eu estava errada, mas eu consegui vencer cada momento difícil com as pessoas certas do meu lado e com uma fé que eu nunca imaginei que pudesse ter. Um beijo linda <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas