Algumas coisas que aprendi com um 1 ano de blog


Nem parece que foi há um ano que coloquei na cabeça que começaria um blog. Eu não fazia ideia de como cuidar de um, já que eu sempre compartilhei meus textos, frases e afins no Tumblr, uma rede social muito amável para quem busca ler todo o tipo de coisa. No começo, fiquei com um pouco de frio na barriga e bastante insegura com a decisão, principalmente porque nunca tive coragem o suficiente de mostrar o que escrevo para os meus amigos mais próximos, e imagine compartilhar para milhares de pessoas todos os meus sentimentos dentro de um texto, mas depois percebi o quão maravilhoso é poder alcançar tantas pessoas diferentes e mostrar o meu jeitinho de pensar. 

É claro que olhando para trás, percebo o quanto o blog evoluiu na qualidade das postagens, aquela garota que escrevia textos confusos e sem qualquer tipo de planejamento não existe mais, porém percebo que se não fosse a decisão de começar, mesmo não fazendo ideia de como, eu jamais teria chegado até aqui, mas posso dizer que aprendi tantas coisas incríveis com essa experiência que acho justo compartilhar uma wishlist dos melhores lições que posso tirar de tudo isso. 

Teve muitas confissões que foram depositados aqui na forma de textos e crônicas, e a postagem mais pessoal e talvez mais polêmica foi 10 de Novembro de 2011. Fiz uma das primeiras wishlist com um assunto que acho incrível: Snapchat, a rede social do momento, e listei as contas mais legais para seguir. Participei de alguns desafios que envolviam escrever cartas com uma lista de remetente. Fiz um post super bacana sobre a minha experiencia de ter ido ao Caixa Belas Artes, e o filme brasileiro que assisti nesse dia. Tentei fazer uma das minhas costumeiras reflexões sobre uma música que simplesmente amei conhecer com o título Pra não dizer que não falei das flores. Escrevi algumas outras verdades sobre o meu signo de peixes como se estivesse escrevendo uma versão resumida da minha vida, e teve tantas outras outras coisas incríveis compartilhadas no blog, e tenho certeza que virá muito mais nos próximos meses. 

Quanto mais escrevo, mas consigo desenvolver minha escrita. Relendo os meus textos mais antigos do blog, caí a ficha de que nessa época eu ainda estava "aprendendo" a escrever, e então percebo que na verdade o tempo permitiu que eu fosse aperfeiçoando a minha capacidade de escrever sobre diversos assuntos, melhorando a gramática, e o conteúdo das resenhas, e sabendo qual a melhor maneira de abordar determinado assunto. 

Ter um espaço só seu para compartilhar suas experiências. E um espaço que ao mesmo tempo pertence a todo os seus leitores, já que ter um blog permite que aja uma troca de experiência com aqueles que acompanham as postagem, e é incrível conhecer tantas pessoas diferentes, porque a gente acaba aprendendo muito com o outro, e construindo amizades sinceras por meio da blogosfera. 

Buscar inspiração nas coisas mais simples da vida. Quando se é blogueiro, a vida parece girar com mais intensidade, porque alguns detalhes passam a significar muito para nós, e tudo é razão para termos uma ideia incrível e inovadora para postar no blog, seja aquela paisagem linda do horizonte, aquela música que toca na rádio, aquela conversa que ouviu no metrô, tudo acaba tendo um significado que pode se transformar em um texto incrível. 

Se tornar uma pessoa de mente aberta. Ao acompanhar outros blogs, você se depara com assuntos diferentes, mas que até então eram desconhecidos, e você se vê abraçando novas ideias, novos conceitos, refletindo sobre coisas que não eram tão familiares, aceitando indicações sobre assuntos que nunca havia pensado antes, por isso eu digo com toda a certeza do mundo que ser blogueiro é ter uma mente aberta para o que é novo. 

Sucesso não é tudo. Admito que o número de visualizações cresceu bastante nos últimos meses, e nunca me senti tão feliz por saber que outras pessoas gostam e acompanham o que escrevo. Quantidade também é importante, porém nada é melhor do que sempre buscar a qualidade do blog e aperfeiçoar as postagens com muito amor e carinho, porque o que vale realmente é você se sentir satisfeito com o que está fazendo. Já entrei em blogs com muitos seguidores e a qualidade do layout e das postagens era mínima, então sucesso não é tudo, é só uma consequência. 

Espero que esse post tenha servido como reflexão para quem também é blogueiro ou pretende ser, e caso seja a segunda opção, desejo todo o sucesso do mundo, e que você nunca abandone esse sonho, por mais difícil que pareça, porque algumas coisas exigem esforços, mas a recompensa sempre vale a pena, e para me ajudar, não esqueça de seguir o blog nas redes sociais e ficar por dentro de tantos textos cheios de amor. 

Comentários

  1. É por isso que eu amo o mundo dos blogs, estamos sempre melhorando nosso jeito de escrever, de ver o mundo, de falar sobre alguns assuntos. E o que falar das amizades que construímos por aqui né? Só amor <3 Desejo que venham mais e mais anos, que a sua escrita se aprimore ainda mais e que esse blog seja sucesso! Parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vi, fico tão feliz pelo comentário, e a blogosfera é incrível por tantas outras razões, é um mundo infinito de novas possibilidades e descobertas. E as amizades que construímos é o que torna tudo ainda melhor. Obrigado de coração, e desejo que venham muitos outros anos com você sendo colunista e enchendo esse lugar com textos incríveis e cheios de talento. Beijos.

      Excluir
  2. Que amooooor Lu, falou tuuudo ! Parabeeens adoorei seu Blog lindaa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliza, fico tão feliz que tenha gostado, espero vê-la outras vezes por aqui, com certeza me deixará ainda mais contente. Bj.

      Excluir
  3. Luana,
    Parabéns! Um blog nos traz tudo isso que você disse e muito mais, e você escreve muito bem <3
    bjs e sucessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,
      Obrigada de coração, existem tantas outras razões para amar a blogosfera e todas as suas descobertas e infinidades. É sempre um prazer melhorar a escrita, e digo o mesmo a você, escreve super bem. Beijos, e sucesso pra você também <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas