Pra não dizer que não falei das flores [1.000 Músicas]

Texto inspirado na música Pra não Dizer que não Falei das Flores de Geraldo Vandré, produzida na época da Ditadura Militar como hino de resistência do movimento de oposição ao regime. Esse post faz parte do projeto 1.000 músicas do blog. 


Quero ser livre como um passarinho que pode voar em qualquer direção, quando o inverno chegar ou quando a primavera partir, abraçar a vida como se eu pudesse deixar os meus sonhos viverem uma única vez, ao invés de deixá-los adormecidos no peito, sair quantas vezes eu quiser em direção a algo que talvez faça algum sentido, porque razão em tudo isso não encontro.

Quero caminhar para o mais longe que eu puder, andar em estradas sem nomes, e fugir das esquinas perigosas que guardam aqueles medos que fazem a gente fraquejar, quero aprender a não dar meia volta quando o perigo chegar, mas eu também sou feita de inseguranças e medos, que na maioria das vezes vencem esse meu lado corajoso que talvez nem exista. 

Já tentei fugir de tudo isso, e em alguns instantes até parecia que daria certo, tive a esperança de que finalmente dizer adeus a essa prisão faria todos os meus gritos presos na garganta serem finalmente jogados para fora, mas esse dia nunca chegou. Nunca é dia de liberdade, de refazer aqueles pensamentos que tanto machucam a alma, nunca é momento para deixar as crianças brincarem na rua, não é tempo de expor a bagunça que eles fizeram aqui dentro, bagunça feita de pânico e horror. 

Mas é da minha natureza continuar lutando, mesmo que eu não saiba a hora certa de parar, mesmo que algumas armas sejam plantadas no lugar de flores, mesmo que alguns silêncios sejam mais bem vindos do que nossas palavras, mesmo que esses versos sejam reflexos de uma esperança que já nem sei se existe mais, e o que adianta falar tanto de paz quando só se houve falar de guerra? Mas o vazio na alma é tão grande que chega a transbordar nessas rimas. 

Mas me ensinaram que a liberdade é bem mais do que fazer suas próprias escolhas; ser livre não é buscar um jeito de fugir das prisões que nos cercam, não é procurar uma maneira de ir embora quando as coisas ficarem ruins e não pudermos suportar, liberdade não é se esconder quando vierem calar a nossa voz, mas ser livre é uma busca por verdade, por descarar as mentiras e as corrupções, é saber que liberdade começa no pensamento, das palavras, nas atitudes, na consciência, e se estivermos dispostos a lutar por um pouco mais disso, então teremos um futuro. 

Comentários

Postagens mais visitadas